segunda-feira, 10 de maio de 2021

 "Conto Eu, contas Tu"

"vamos iniciar nesta semana o projeto concelhio do Departamento da Educação Pré-escolar que se irá desenvolver até final do ano. com o titulo "Conto eu, Contas Tu" este projeto irá espelhar os saberes tradicionais que enriquecem o nosso património oral, pretende-se sensibilizar para a valorização e preservação das nossas raízes culturais; paralelamente pretende-se responder a dificuldades de comunicação verificadas hoje em dia que condicionam principalmente as aprendizagens nos outros níveis de escolaridade. Pretende-se um despertar para o gosto pela leitura e escrita exercitar a oralidade, melhorando a linguagem, enriquecendo o vocabulário, e a interpretação das mensagens.
este projeto, feito de memorias que passa de boca em boca, de geração em geração, é assumidamente um projeto que se alimenta na riqueza dos saberes dos mais velhos e como tal é no seio da família que melhor poderá desabrochar: uma avó, bisavó, primo, um tio, padrinho, será um recurso imprescindível como Emissor e a criança o Recetor insaciável para saber mais e mais, numa aprendizagem a brincar e num momento de ganho afetivo para os intervenientes."

foi esta a mensagem enviada à família no inicio de março para apresentar e sensibilizar os seus educando para este projeto.

 ao longo deste período iremos recolher este tesouro cultural que passa de boca em boca, de geração em geração. aqui iremos apresentando o desenvolvimento do projeto que consta de

    1º etapa- recolha efetuada pela família até 15 de maio 

    2º etapa- apresentação de uma lengalenga por cada criança para comemorar o dia internacional da família e uma vez que esta, ainda não poderá vir á escola como medida de precaução contra Covid-19, a recolha será feita em vídeo com as crianças no seio familiar. assim que melhor forma de comemorar o dia da família, 16 de maio,do que testemunhar estes momentos de partilha entre gerações 

    3º etapa- registar  dinamizar os textos e compilar em ficheiros até final de ano

Sem comentários:

Enviar um comentário