HORA DE BRINCAR E DE APRENDER:
com este espaço, pretendemos partilhar com os nossos pais e amigos o nosso dia a dia no Jardim de Infância de Vila de Frades: porque é a brincar que vamos aprendendo a crescer para a vida, fazemos do nosso dia uma brincadeira séria
o dr Eureka Descoberta continua a levar-nos a novas descobertas com o Gelo ( água no estado sólido).
Esta semana preparámos pedras de Gelo, desta vez escolhemos diversos tamanhos e formas, de recipientes para verter água e levar ao congelador. Passado alguns dias retirámos as caixas do congelador esperámos um pouco e Bum ! tirámos as nossas rochas de Gelo - eram ENORMES e tivemos dificuldade em segurar nas mãos. Brrrr que frio!
Em seguida colocámos o Gelo num tabuleiro e depois da Piedade nos dar sal de cozinha, salgámos as nossas rochas de gelo, quer dizer, passamos o sal por cima do gelo. Esperámos um pouco e ...eureka! vimos que havia "buraquinhos" no gelo, pareciam túneis. para vermos melhor os túneis de gelo, deitámos tinta colorida e ficámos a observar a tinta a escorrer pelos caminhos feitos com o sal no gelo. que espetáculo de cores.
Muito Divertido!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Crianças que vão mais tarde
para a escola são menos hiperativas
"Um
novo estudo demonstra que atrasar um ano a entrada para a escola torna as
crianças mais atentas e controladas
A
idade em que as crianças devem começar o jardim-de-infância ou a escola primária
tem sido assunto de debate junto da comunidade científica que estuda o
desenvolvimento das crianças. Agora, uma investigação da universidade
norte-americana de Stanford vem mostrar que atrasar um ano a entrada das
crianças para a escola pode ajudá-las a ser menos hiperativas e desatentas, e a
terem mais autocontrolo.
O
estudo da universidade de Stanford, publicado em outubro na revista
científica do National Bureau of Economic Research, olhou para o caso de
crianças dinamarquesas. O estudo demonstrou que as crianças que começavam a
escola um ano mais tarde mostravam níveis inferiores de hiperatividade e eram
mais concentradas, efeitos que se mantinham não apenas durante o primeiro ano
de escola mas até pelo menos os onze anos de idade".
"Descobrimos
que atrasar a entrada na escola por um ano reduzia a desatenção e a
hiperatividade em 73 por cento para uma criança 'média', aos 11 anos",
disse o principal autor do estudo, Thomas Dee, num comunicado da universidade de
Stanford. "Ficava praticamente eliminada a probabilidade de uma
queria 'média' nessa idade tivesse um nível anormal, ou mais alto do que o
normal, de comportamentos hiperativos ou desatentos".
A
investigação de Thomas Dee, feita em colaboração com o investigador dinamarquês
Hans Henrik Sievertsen, demonstrou também uma ligação entre níveis mais baixos
de hiperatividade e desatenção e melhores resultados escolares. As crianças com
uma maior capacidade de controlar os seus impulsos e manter-se atentas tinham
melhores notas.
O
estudo foi realizado usando dados dos censos dinamarqueses e informação de um
inquérito que é realizado a nível nacional na Dinamarca para avaliar a saúde
mental das crianças com 7 e 11 anos, que mede também os níveis de
hiperatividade e desatenção. Na Dinamarca, como é habitual em Portugal, a
entrada na escola faz-se no ano civil em que as crianças fazem seis anos.
Assim, as crianças nascidas alguns dias antes de 31 de dezembro, que entram na
escola com menos de seis anos, podem ser comparadas com aquelas que nascem
poucos dias depois, que terão seis anos e oito meses quando começarem a escola.
"Ficámos
surpreendidos com a persistência do efeito", disse à Quartz o investigador
Hans Henrik Sievertsen. Esperar um ano para começar a escola fazia com que as
crianças não tivessem quase probabilidade nenhuma de vir a ter hiperatividade
acima da média"
durante o tempo que desenvolvemos atividades sobre o projeto "o Inverno", foram muitas as atividades com o Sr. Alfabeto; começámos por recortar das revistas palavras com"i"do Inverno; descobrir-lo nas palavras e os mais velhos até tentaram escrever o "i" de Inverno com letra dos crescidos do 1º ciclo. para finalizar elaborámos um quadro com a árvore do Inverno e escrevemos nele muitas palavras associadas a este tema
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
MENINO E A MENINA
só agora conseguimos terminar a parte da menina no jogo de puzzle com cubos.assim embora já tenhamos mostrado a parte do menino, vamos mostrar todo o processo escolhemos como modelos, a menina e o menino mais pequenos do grupo. Foram escolhidos a nossa Maria Inês e o Salvador. deitaram-se em cima da folha de papel e a Piedade passou o contorno dos nossos amigos.
depois de construído está pronto a ser explorado : abotoar os botões, apertar o cinto, fechar o fecho, fazer o laço dos cordões do sapato